“O mais jovem disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’” – Lucas 15:12
Esse versículo faz parte da Parábola do Filho Pródigo. É uma das mais comoventes e também conhecida e citada. Antes dela, no Evangelho de Lucas, vêm outras duas parábolas belíssimas: a da Ovelha Perdida e a da Moeda Perdida. Todas as três manifestam a alegria de Deus pelo pecador que se converte e pode ser salvo.

O processo de conversão começa com a tomada de consciência: tratado pior que um porco, o filho mais novo – que se encontrava faminto, falido e desmoralizado – decide voltar para a casa de seu pai, mas não como filho e sim como empregado. O pai não apenas o perdoa, mas o restabelece na dignidade de filho.
Para ser filho amado, basta ser filho e estar arrependido; não é preciso ser perfeito.
Se o pai o acolhesse apenas como empregado não haveria festa, e o próprio pai também não se alegraria. O filho mais novo também precisava perdoar-se e reconhecer-se como ainda filho. É a misericórdia do pai que torna isso possível.
O filho mais velho é justo e perseverante, mas de uma justiça praticada exteriormente, incapaz ainda de acolher o irmão que volta. Diante do pai ele se refere ao irmão como “seu filho”. O pai lhe diz “seu irmão”, que estava morto e tornava a viver; perdido, mas novamente encontrado. Era preciso festejar e se alegrar.
A parábola não diz se o filho mais velho entrou para participar da festa. Na parábola ele representa os doutores da Lei e os escribas que se recusavam a participar da alegria de Deus Pai pela volta dos pecadores à dignidade da vida. Jesus faz um apelo profundo a essas autoridades para que também usassem de misericórdia. O mesmo apelo Ele faz hoje a nós.
- Luiz Carlos do Nascimento -
Esta é a última semana da Quaresma. Aproveite esses últimos dias para refletir e, se você por qualquer motivo se afastou do Pai, volte para os seus braços de amor! Deus abomina o pecado, mas ama o pecador e se alegra por cada um de seus filhos pródigos que retornam ao lar!

4 comentários:
Q historia linda amiguinha..me emocionei d+ vc postou um texto facil de entender..sim Pascoa eh momento de renovação..de perdoar..de se permitir pedir perdao ao Pai Criador..fique com Deus..Bjinhux
BOA NOITE LINDA TETÊ!
NÃO CONSEGUI DESSA VEZ TIRAR UMA LIÇÃO DO POST AMIGA :(
RELI POR 2 VEZES E A LOIRA AQUI NÃO ENTENDEU :( ACHO QUE É O CANSAÇO! VOCÊ NÃO IMAGINA COMO ANDO MUIÉ =D
OBRIGADA PELO CARINHO E TENHA UMA LINDA NOITE!
BEIJOQUINHAS DA DINDA TATY
Esta parábola da Bíblia é uma de minhas preferidas.Me lembra antes de tudo o amor que temos que ter pelos nossos familiares,né?Um beijo!
Deus abomina o pecado e ama o pecador. Como é maravilhoso ter um PAI acolhedor.
Paz de Cristo!
Postar um comentário