terça-feira, 16 de março de 2010

Quaresma - renovação espiritual

Criai em mim um coração que
seja puro, dai-me de novo a
alegria de ser salvo!
Salmo 50:12-14

Atualmente existem muitos que não têm quem os ajude a recuperar a dignidade, curar-se das doenças físicas e espirituais. Essas pessoas representam o povo oprimido à espera de libertação.
Deus se faz presente e se espalha pela terra inteira, beneficiando todos os que dEle se aproximam. Da mesma forma age Jesus, Homem de todos e para todos, como deveria ser cada cristão.

O Senhor é meu pastor, nada me falta;
em verdes pastagens me faz repousar.
Ele me leva até águas tranquilas e
refaz as minhas forças.
Salmo 22:1 e 2

Neste tempo especial de graças que é a Quaresma devemos aproveitar ao máximo para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida. Cristo jejuou e rezou durante quarenta dias antes de enfrentar as tentações do demônio no deserto e nos ensinou a vencê-lo pela oração e pelo jejum. Da mesma forma a Igreja quer ensinar-nos como vencer as tentações de hoje. Esses quarenta dias, devem ser um tempo forte de meditação, oração, jejum, esmola. É tempo para se meditar profundamente a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a vida dos Santos, viver um pouco de sacrifício (cortar um doce, deixar a bebida, cigarro, passeios, churrascos, a TV, alguma diversão, etc.) com a intenção de fortalecer o espírito para que possa vencer as fraquezas da carne. Quaresma é um tempo de "rever a vida", abandonar o pecado e viver o que Jesus recomendou: "Vigiai e orai, porque o espírito é forte mas a carne é fraca".

Embora este seja um tempo de oração e penitência mais profundas, não deve ser um tempo de tristeza, ao contrário, pois a alma fica mais leve e feliz. O prazer é satisfação do corpo, mas a alegria é a satisfação da alma. A Quaresma nos traz um tempo de paz, alegria e felicidade, porque chegamos mais perto de Deus. Para isso podemos fazer uma confissão bem feita; não há graça maior do que ser perdoado por Deus, estar livre dos pecados da alma e estar em paz com a consciência.
Jesus quis que nos confessemos com o sacerdote da Igreja, seu ministro, porque ele também é fraco e humano, e pode nos compreender, orientar e perdoar pela autoridade de Deus.

Assim podemos viver bem a Quaresma e participar bem da Páscoa do Senhor, enriquecendo a nossa alma com as suas graças extraordinárias; podendo ser melhor e viver melhor.
- Blog Jornal Católico -

3 comentários:

Priscila Rodrigues disse...

Que alegria, querida Tetê..

Eu já passei por essa fase em meu tempo de evangélica, eu lembro que não era nenhum sacrifício deixar de satisfazer o corpo e cuidar da alma.
Fui tentada sim, e muito, pequei, me arrependi, fiz coisa errada, mas me santifiquei (na época, pois hoje sou um o pecado em pessoa por ter abandonado minha missão).

Como eu disse a vc, amiga, um dia eu volto, mesmo que eu ainda glorifico Deus fora da igreja, quero voltar e resgatar tudo que é meu.

Flor, vc me faz enxergar a verdade, eu agradeço.

Beijos.

Aliny disse...

Tetezinha entendi +/- O senhor é meu pastor, nada me falta..amo rezar salmos..essa parte do texto q diz p confessarmos com o sarcedote da igreja pq ele tb eh humano e fraco e nos pode compreender ...orientar e nos perdoar pela autoridade de Deus eu entendi assim q ate os padres..bispos..tem seus pecados tb pq sao humanos e fracos como nos neh? boa noite ...q ja tah na hora de dormir..xoninho mttttt..Bjinhux

Anônimo disse...

Que bonito espaço.
Muito bonito e parabéns.
Aqui voltarei
Maura