sexta-feira, 2 de abril de 2010

Tríduo Pascal - Paixão do Senhor

No segundo dia do Tríduo Pascal, celebramos a Paixão do Senhor. Na Paixão de Cristo, a redenção da humanidade.
Deus é apaixonado por nós e a Sexta feira Santa nos revela isso. Entristecer-se neste dia contemplando a Cruz, significa ter sentimento. Manifestemos nossa fé e nossa gratidão.

No Jardim do Getsêmani, as oliveiras projetavam suas sombras sobre a terra. No céu, nuvens ocultavam a luz da lua. As trevas cobriam o jardim. Os discípulos dormiam... Somente Jesus se mantinha acordado. Solidão... abandono... silêncio... Jesus rezava.
Os soldados aproveitando-se das sombras da noite tomavam posição. Judas aparece diante de Jesus.

Judas, já havia recebido as 30 moedas - preço da traição - dá um passo a frente e o beija na face. Era o sinal e por entre os arbusto surgem os soldados com espadas e cassetetes. Prenderam Jesus!
Pedro negou, por três vezes, a Jesus.
Teve medo, fraquejou. O galo cantou.
O julgamento... uma farsa!
70 membros na sessão extraordinária daquela sexta feira. Do que o acusavam? De ter se rebelado contra as autoridades e ter agitado o povo para fazer o mesmo. Caifás pergunta: “És tu o Messias, Filho de Davi, Filho de Deus”?
Jesus responde: “Tu o disseste”!
E as vozes se levantaram: “Blasfêmia, blasfêmia, blasfêmia”! Gritos de ódio: “Crucifica! Crucifica! Crucifica!” E o poder romano condenou Jesus a morrer na cruz e O entregou aos soldados. Pilatos? Pilatos lava as mãos... E Jesus? Mesmo sabendo da sua condenação, não fez acordo e nem procurou fugir para sobreviver. Assumiu a cruz, por amor!
Açoites... zombaria... manto vermelho... coroa de espinhos.

Monte Calvário. Altar do sacrifício. Jesus é estendido na cruz, pregos entram às marteladas em seus pulsos e pés. A cruz é erguida e Jesus fica entre o céu e a terra. Por volta das três horas da tarde, Ele exclama: “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?” Morte sofrida... Jesus entrega-se a Deus e às pessoas por amor. “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Tudo está consumado!
Dentro de uma cova profunda, escavada na rocha, colocaram o cadáver de Jesus.
Sobre a entrada, uma grande pedra. O entardecer caía sobre as muralhas de Jerusalém... as primeiras estrelas começavam a brilhar... as trombetas do templo anunciavam o início do descanso do sábado. Lágrimas... medo... tristeza...
- Guilherme Fredrich -

4 comentários:

Aliny disse...

Eh Tetê lendo o texto ja sabia q Judas tinha traido Jesus e Pedro o q foi q ele fez?? aqui em casa assistiram o filme Paixao de Cristo..eu nao assisti ...nao pq toh gripada eh pq nao consigo msm...Feliz Pascoa..Bjinhux

Priscila Rodrigues disse...

Como não gostar deste espaço?
Como não se emocionar diante de tanta sabedoria divina?

Eu conheço a historia e confesso meus pensamentos.. teria que ser assim mesmo? Tanto sofrimento, dor..

Se eu fosse daquela época eu morreia junto tentando impedir. Eu sei que Deus quis assim, mas eu não aguentaria vê-lo sofrer, cometeria o sacrifício de me colocar no lugar.
Só não sei se estaria pecando ou me santificando..

Sabe, quando eu tenho esses pensamentos uma voz fala: Não era pra ter sido assim.. e a outra fala: Foi a vontade de Deus, ele sabe o que faz.

Para mim, o meu entendimento sobre o que aconteceu com Cristo é o mesmo de entender a apocalipse.

Um grande beijo, amiga e Feliz Pascoa com seu verdadeiro significado.

Jan disse...

Desejo que nesta Páscoa,
você esteja unido em oração
com seus entes queridos.
E que possa tanto dar como receber
vibrações positivas como:
A ESPERANÇA, O AMOR, A PAZ E A ALEGRIA!
Tem um mimo de páscoa na salinha para você ...Bjos

Manuela Freitas disse...

Tetê querida,
Uma boa ALELUIA para ti, cheia de paz, alegria e amor, extensivo a todos.
BOA PÁSCOA.
Beijinhos,
Manuela