domingo, 23 de maio de 2010

Pentecostes

Pentecostes é continuação do Mistério Pascal e sem ele a graça da Salvação não avançaria, pois os discípulos não teriam a coragem nem a sabedoria para dar continuidade à Missão Salvífica do Senhor Jesus. Foi necessário então que Cristo enviasse o Espírito Santo sobre os discípulos cumprindo assim a Promessa do Pai feita pela boca dos Profetas.
Jesus enviou-nos o Espírito Santo para nos dar poder e autoridade, a fim de podermos dar continuidade à Sua missão no mundo. Por isso, devemos permitir que o Espírito Santo seja ativo nas nossas vidas, devemos abrir-nos às Suas inspirações que nos motivam a espalhar pelo mundo a Boa Nova da Salvação de Cristo e nos concede os carismas que atestam a mensagem: o dom das línguas, dos milagres, de profecia, de sabedoria, etc. O Espírito dá força para que, apesar das perseguições, proclamemos que Jesus é o Messias e d'Ele demos testemunho.
É pelo poder do Espírito Santo que a conversão é possível, que o milagre acontece, que a cura ocorre. A água viva do Espírito sacia os sequiosos, os amargurados, os pobres que anseiam por ouvir a boa nova ser-lhes proclamada. O mundo precisa perdoar, ultrapassar a vergonha e a culpa do passado, precisa ter paz interior para realmente poder viver. O mundo precisa de esperança, esperança por uma vida melhor, esperança pelo fim da guerra, da pobreza, da injustiça, pelo fim do aborto, da eutanásia; o mundo precisa de esperança pela verdadeira paz e pela alegria, o mundo precisa de esperança pelo céu.

Nesta cultura individualista e materialista que vivemos muitos passam por grandes dificuldades, mas frequentemente resistem àquilo que é melhor para si e procuram soluções em todo lugar exceto em Deus. O ateísmo, o consumismo, a tecnologia e a ciência tentam substituir Deus no coração das pessoas. Quando vemos tantas famílias não praticantes, quando vemos os filhos não seguirem a fé dos pais, quando vemos a decadência moral e o domínio de valores não cristãos, estamos a olhar para um mundo que necessita desesperadamente de ouvir a Boa Nova da salvação em Jesus Cristo.
E quem é que deve proclamar a Boa Nova? Quem deve testemunhá-la? Será que estamos deixando para os outros o ministério que leva à salvação?
A missão de Jesus, continuada pelo Espírito, precisa de homens e mulheres de corações abertos e que não impõem resistências à Sua ação para transmitirem a Boa Nova que leva à vida eterna. Quando o Espírito de Deus se move dentro de nós e através de nós, proclamamos que Jesus é o Senhor e tomamos o nosso devido lugar como servos de Deus Todo-Poderoso.
- Pe. Nilo Lusa -

Um comentário:

ONG ALERTA disse...

Sim as pessoa estão esquecendo que somos todos iguais...e um pode fazer muito pelo outro, paz.
Beijo Lisette